Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

UM CINEMA JUNTO AO POVO E A RESISTÊNCIA INDÍGENA

Nesta terça-feira, 28 de novembro, começa em vários espaços de São Paulo o evento CINEMA BOLIVIANO: VOZES COMUNITÁRIAS E OLHARES INSURGENTES, com curadoria de Cristina Beskow e Nicolau Bruno, produção da Associação Cultural Fábrica de Cinema e da Buena Onda Produções, realização da Fundação Rosa Luxemburgo, Prefeitura de São Paulo, Circuito Spcine e Centro Cultural São Paulo, apoio inestimável da Fundación Grupo Ukamau.

Faz parte do evento a mostra JORGE SANJINÉS: UM CINEMA JUNTO AO POVO. POLÍTICA, MEMÓRIA E RESISTÊNCIA INDÍGENA NA BOLÍVIA, que estará no Centro Cultural São Paulo (CCSP - Rua Vergueiro, 1000, Liberdade) até domingo, 03 de dezembro

Desde a década de 1960, Jorge Sanjinés (1936-) produz um cinema junto às comunidades indígenas, sendo o primeiro cineasta boliviano a incorporar as línguas quéchua e aymara nos filmes do país. Seus filmes foram estopim, referência e inspiração das produções do movimento Nuevo Cine Latinoamericano, junto ao brasileiro Glauber Rocha, aos cubanos Tomás Gutiérrez Alea e Julio García Espinosa, aos argentinos Fernando Birri e Fernando Solanas, entre tantos outros pelo continente.

A mostra traz nove filmes do realizador, incluindo sua produção mais recente Juana Azurduy, guerrilheira da pátria grande (2016), que estreou no Festival de Berlim; o clássico O inimigo principal (1973) em 35mm; e todas as outras cópias renovadas digitalmente em sua primeira exibição ao público. É a maior retrospectiva já realizada no Brasil do mais importante cineasta boliviano.

No sábado, 02 de dezembro, às 17h00, o CCSP ainda recebe a conferência 50 ANOS DO NUEVO CINE LATINOAMERICANO E O CINEMA "JUNTO AO POVO" DE JORGE SANJINÉS, com as professoras Dra. María Aimaretti (Universidad de Buenos Aires) e Dra. Yanet Aguilera (UNIFESP).

Na quinta-feira, 30 de novembro, às 19h00, haverá uma sessão especial de Juana Azurduy na Casa do Povo (Rua Três Rios, 252, Bom Retiro).

Destacamos ainda a sessão-debate VOZES COMUNITÁRIAS E OLHARES INSURGENTES que acontece na sexta-feira, 01 de dezembro, às 19h00, no Cine Olido (Av. São João, 473, Centro), com Ivan Sanjinés, diretor e fundador do Centro de Formação e Realização Cinematográfica (CEFREC), organização que atua há 28 anos junto às comunidades indígenas da Bolívia pela construção de um cinema comunitário.

TODAS AS ATIVIDADES SÃO GRATUITAS.

Para conferir a programação e acompanhar as novidades:

Agradecemos a divulgação e esperamos vê-l_s em breve!


Artigos relacionados: 

http://www.antrocine.blogspot.pt/2014/04/abril-indigena-traz-nove-estreias-sobre.html

http://antrocine.blogspot.com.br/2014/01/avaete-semente-da-vinganca-zelito.html






















Nenhum comentário:

Postar um comentário