Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Chamada para trabalhos: Aniki



Dossiê Temático: Outros Filmes
Prazo: 31 dezembro 2015
Editores: Sofia Sampaio, Raquel Schefer e Thaís Blank

Filmes utilitários, amadores, órfãos e efêmeros: repensando o cinema a partir dos ‘outros filmes’



Os estudos de cinema têm vindo a construir-se, em larga medida, em torno do filme de ficção, dentro de um paradigma predominantemente estético, autoral e nacional. Apesar de constituírem a maior parte da produção mundial, os filmes de não-ficção – uma categoria alargada, de metragem variada, que inclui gêneros tão díspares como o filme de viagem, o filme utilitário e ‘efêmero’ (industrial, turístico, educativo, publicitário), o filme de atualidades, o filme amador e doméstico e os chamados filmes 'órfãos' – têm sido sistematicamente marginalizados ou mesmo excluídos das várias histórias e historiografias do cinema, nacionais e internacionais.

Em Portugal, a importância desta vasta produção para a sobrevivência da indústria cinematográfica não a impediu de se tornar, na expressão de Paulo Cunha, num ‘cinema invisível’ (2014). As recentes melhorias no acesso a arquivos de imagem em movimento, bem como a crítica do paradigma estético dominante, a favor de abordagens ‘historicamente mais neutras’ (Stephen Bottomore, 2001), têm vindo a encorajar a investigação deste ‘território não-cartografado’ (Daan Hertogs e Nico de Klerk, 1997), resultando num aumento significativo de publicações nesta área.

Este dossiê temático da Aniki pretende reunir artigos que discutam, não apenas questões diretamente relacionadas com estes filmes –  como é que podem ser investigados e para quê; quais os problemas que suscitam em termos teóricos e metodológicos; como podem ser programados – mas também aspectos relacionados com o campo em si – nomeadamente, como é que a atenção a novos objetos de estudo poderá implicar novas formas de conceber o cinema e a sua história. Ou seja, como é que podemos repensar o cinema a partir dos ‘outros filmes’?

Contributos vindos de áreas como os estudos de cinema, os estudos culturais, a história, a sociologia e a antropologia serão bem vindos. Será dada prioridade a casos de estudo originais e bem fundamentados, provenientes de vários arquivos e cinematografias.

Os artigos recebidos serão sujeitos a um processo de seleção e de revisão cega por pares. Antes de submeter o seu artigo completo, consulte as Políticas de Secção e as Instruções para Autores.

Sofia Sampaio, Raquel Schefer e Thaís Blank coordenam, desde 2013, o grupo de trabalho ‘Outros Filmes’ da AIM.




Sofia Sampaio é Investigadora Auxiliar no Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA), do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), onde integra o grupo de investigação ‘Práticas e Políticas da Cultura’. Tem publicado em várias revistas científicas nacionais e internacionais, tais como: Textual PracticeJournal of Tourism and Cultural ChangeEtnográficaCadernos de Arte e AntropologiaLer HistóriaCulture Unbound: Journal of Current Cultural ResearchScope: An online Journal of Film and Television StudiesCinema: Journal of Philosophy and the Moving Image. Atualmente é Investigadora Principal do Projeto ‘Atrás da câmara: práticas de visualidade e mobilidade no filme turístico português’ (EXPL/IVC-ANT/1706/2013), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES.

Raquel Schefer é investigadora, realizadora e programadora de cinema. Doutoranda em Estudos Cinematográficos na Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris 3, finaliza uma tese dedicada ao cinema revolucionário moçambicano. Mestre em Cinema Documental pela Universidade del Cine de Buenos Aires, publicou a sua tese de mestrado, “El Autorretrato en el Documental”, na Argentina, em 2008. Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, é atualmente membro do comité editorial das revistas La Furia Umana e General Intellect. Publicou artigos em revistas nacionais e internacionais, tais como: Aniki; Cibertronic; Débordements; Imagofagía; La Clave; LaFuga; Kronos: Southern African Histories; Le Journal de la Triennale; Poiésis; Textos e Pretextos; Visaje, entre outras.

Thais Blank é investigadora, montadora e realizadora. Doutoranda em Comunicação e Cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) em regime de cotutela com a Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne. É mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ (2010). Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é supervisora do Núcleo de Audiovisual e Documentário do CPDOC/FGV. Possui artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, tais como: Devires; Laika; Significação; Doc On-line; História da Mídia, entre outras.

+info: aim.org.pt/aniki/



====

Nenhum comentário:

Postar um comentário