Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Arquiteturas Film Festival Lisboa 2015



A 3ª edição do Arquitecturas Film Festival Lisboa, mostra internacional de filmes documentais, experimentais e de ficção sobre Arquitetura, irá decorrer de 1 e 4 de outubro, com o tema “Welcome to the Future”. Para além da habitual presença no Cinema City Alvalade e na Cinemateca Portuguesa, este ano o festival terá também como sede o Fórum Lisboa.

Esta 3ª edição pretende proporcionar uma incursão a diferentes visões do Futuro: desde “futuros” que se revelaram já obsoletos, àqueles que são até à data atemporais. Ambiciona-se ir além do razoável e procurar antevisões improváveis de novos mundos a ser, que possam ter tanto de extravagância e loucura, como de profecia, visão e perspicácia.

É com este olhar sobre o futuro que o realizador Edgar Pêra surge este ano como personalidade central do festival. Edgar Pêra, um dos mais prolíficos cineastas portugueses, realizou diversos filmes sobre arquitetura que primam por nos surpreender pela sua visão singular, inesperada e geradora de novas e renovadas interpretações. Da sua presença na programação deste ano, destacamos a sessão exclusivamente dedicada aos seus filmes em 3D e a Masterclass que o realizador irá apresentar sobre a relação do seu cinema com a arquitetura.


Arquitecturas Film Festival Lisboa estreia a 30 de setembro, no Fórum Lisboa, com o filme “99 Dom-ino” (2014), um projeto do coletivo Space Caviar. O centésimo aniversário do projeto Maison Dom-ino de Le Corbusier serve neste filme como pretexto para um inquérito à domesticidade italiana e a sua relação com a paisagem nos últimos 100 anos. Concebido para integrar a exposição “Monditalia” na 14ª edição da Bienal de Arquitetura de Veneza, “99 Dom-ino” é uma ideia original de Joseph Grima, membro dos Space Caviar e diretor artístico da Bienal de Arquitetura de Chicago 2015.

Esta 3ª edição conta com mais de 50 filmes em estreia nacional, 4 filmes em estreia europeia e 6 filmes em estreia mundial. Entre fevereiro e junho, o festival recebeu 159 produções de 39 países diferentes para integrar a competição, o que reflete uma vez mais que a interseção entre o cinema e arquitetura é alvo global de interesse e investigação.

Os filmes em competição serão avaliados e premiados dentro das respectivas categorias pelo seguinte júri: Catarina Alves Costa (Diretora, PT); Diogo Burnay (Arquiteto, PT); Manuel Henriques (Diretor da Trienal de Lisboa, PT); Nelson Dona (Diretor do Festival Amadora BD); Nick Dunn (Professor de desenho urbano, Lancaster University, GB); Nuno Cera (Artista, PT); Olívia Bina (Investigadora de Ciências Sociais, ICS-Ul, PT); Peter Bo Rappmund (Diretor, EUA).

À semelhança dos anos anteriores, os filmes premiados desta edição do festival integrarão o Circuito Itinerante e serão recebidos por instituições, festivais e faculdades em cidades várias, não só em Portugal mas um pouco por todo o mundo. Em edições anteriores, o Circuito Itinerante passou por Braga, Porto, Faro, Évora, Delft (Holanda) e Bradenburgo (Alemanha). Este ano prevemos estender o circuito nacional a São João da Madeira, Leiria, Coimbra e Açores e o internacional ao Brasil, Canadá e República Checa.
Cortesia de Arquitecturas Film Festival Lisboa
Para mais informações, acesse a página do Arquitecturas Film Festival.

Postagem relacionada: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário