Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Problematizando a indústria dos sonhos


Artigo "Problematizando a indústria dos sonhos: questões sociológicas para analisar o cinema de entretenimento estadunidense", publicado na Revista Ciências Sociais Unisinos, volume 50, número 2.

Autor: Túlio Cunha Rossi


RESUMO:

Este artigo discute a importância de se analisar sociologicamente produções do cinema hollywoodiano. A maioria destas reflexões deriva do trabalho de pesquisa de minha tese de doutorado, na qual o uso de filmes para empreender análises consistentes de temas relevantes para a vida em sociedade foi fundamental. São confrontadas questões metodológicas acerca da análise de filmes de ficção e sua colaboração para a sociologia,
bem como a respeito da presença de referências cinematográficas e mídias audiovisuais na vida contemporânea. Assim, ao mesmo tempo em que se problematiza como o cinema de grande distribuição constitui objeto relevante de análise sociológica que demanda métodos próprios, capazes de extrapolar o limite da análise técnica das produções, bem como a simples quantificação de indicadores de recepção, problematiza-se também como esse cinema afeta e é afetado pela vida social.

Palavras-chave: cinema, comunicação, imagem, sociologia.

Artigo completo em: 

http://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article/view/csu.2014.50.2.05

Nenhum comentário:

Postar um comentário