Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

sábado, 18 de outubro de 2014

1a Mostra da Oficina Nextimagem 2014: Imagem, cinema e antropologia - A Criação do Filme Etnográfico

 
 
1a Mostra da Oficina Nextimagem 2014: Imagem, cinema e antropologia - A Criação do Filme Etnográfico 

7 filmes  produzidos e dirigidos pelos alunos da Oficina do Nextimagem


Quarta-feira, 22 de outubro, IFCS-UFRJ - a partir das 14h, na sala 109

A Mostra contará com Emílio Domingos como debatedor
 
Nextimagem – PPGSA – UFRJ 
www.nextimagem.com.br
 

Organização: 
Marco Antonio Gonçalves
Tatiana Bacal 
Samuel Leal
Eliska Altmann

 
 
1a Mostra da Oficina Nextimagem 2014: Imagem, cinema e antropologia – A criação do filme etnográfico.

Coordenação: Marco Antonio Gonçalves, Tatiana Bacal, Samuel Leal e Eliska Altmann

Quarta-feira, 22 de outubro, a partir das 14h, na sala 109


1. À Luz do Lixo – Uma Revolução Ecológica
Direção: Lidia Antonioli Moita Prado, Gabriel Holliver Souza Costa
16 minutos
Sinopse: No coração do Vidigal, uma favela do Rio de Janeiro, moradores descontentes com o caos provocado por um lixão, transformam este espaço num sitio ecológico, de forma autônoma. O que antes era um problema passou a ser uma solução e fonte de vida, criando novas possibilidades da ação com lixo e com o meio ambiente. O projeto pode ser visto como um laboratório de experiências inovadoras de um novo mundo possível.
2.Conectando … Natureza arte cultura
Direção: Henrique Peixoto
18 minutos
Sinopse: O filme tenta romper com essas separações conceituais entre natureza, arte e cultura, e captar a partir da sua junção os diversos aspectos de sua multissensorialidade, que se apresenta de forma imbricada em um lugar específico, onde é possível observar e perceber de forma geminada natureza, arte e cultura a um só tempo. Esse lugar é a Fazenda Águas Claras, localizada no município de Silva Jardim-RJ. Esse vídeo convida você para uma caminhada mata adentro de uma plantação de “palmito de pupunha”. Esse caminhar apresenta um cenário onde emerge a força, a beleza e a aspereza da mata e da pupunha, que, ao longo do processo, se transforma em alimento para o corpo e para o espírito, a ao mesmo tempo revela aptidões, transforma e estabelece relações interpessoais. Aqui é a pupunha que permite a junção entre natureza arte e cultura vivida a um só tempo.
3.Travessa da Saudade
Direção: Ana Priscila de Carvalho, Isadora Libório e Sara Gehren
14 minutos
Sinopse: A região da Praça Mauá, na zona portuária do Rio de Janeiro, passa por um período de constantes transformações. No entanto, em meio a obras, guindastes e construções, uma pequena ruela permanece praticamente intacta: a Travessa do Liceu. É de lá que Seu João, Seu Sebastião e Seu Beato tiram seu sustento como camelôs há quase meio século. Vendendo balas, bolsas e chapéus, esses três senhores venceram a vida, criaram seus filhos, seus laços e suas memórias. O filme é, acima de tudo, um registro de permanências. Um filme onde a Travessa é narrada e recriada através do olhar de seus camelôs mais antigos.
4.O Subúrbio e o Centro
Direção: Jefferson Vasconcelos, João Vitor Santos e Julia Zylbersztajn
16 minutos
Sinopse: O subúrbio e o centro são lugares que vêm se influenciando ao longo do tempo, promovendo intensa troca. São locais que guardam histórias de um legado cultural que formou muitos dos costumes presentes no cotidiano do Rio de Janeiro de hoje. O filme conta uma história da Festa da Penha através de pessoas, suas experiências e memórias decorrentes desse festejo e das situações ali vividas que muito influenciaram o que cada um dos entrevistados se tornou.
5. Ruído: Um Percurso Sonoro
Direção: Kauã Vasconcelos e Cleissa Regina
5 minutos
Sinopse: Partindo do Leblon, na Zona Sul Carioca, até o Parque de Madureira na Zona Norte, o filme apresenta o percurso através do áudio coletado. O ruído funciona como um dispositivo anti-blasé do cotidiano urbano.
6.Atores da Diversão
Direção: Maria Clara de Almeida Camargo, Maria José de Amar Gomes da Silva, Paula Monteiro de Albuquerque
15 minutos
Sinopse: Um filme sobre o universo das festas alternativas, com relatos de frequentadores e organizadores, revelando cenas dos seus comportamentos dentro e fora da pista de dança.
7.Roberto Sant’Ana – Fragmentos de um história da música popular no Brasil
Direção: Pérola Mathias
15 minutos
Sinopse: O filme ilustra relatos de memória do produtor musical Roberto Sant’Ana. Durante uma entrevista concedida no ano de 2013, o produtor narrou sua chegada à cidade de Salvador durante a adolescência, ainda na década de 1950, e o início da vida profissional, quando produziu o show “Nós, por exemplo”, em 1964, em que se apresentaram Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Gal Costa e Fernando Lona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário