Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Cinema com Posição no Brasil

O quarto seminário de pesquisa de 2014, parte integrante das atividades do Grupo de Pesquisa CNPq “História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação”, será realizado no dia 23 de setembro (quarta-feira), às 14h30, no anfiteatro Paulo Emilio, no segundo andar do prédio central da Escola de Comunicações e Artes  da USP.

Neste ano, os seminários serão dedicados às relações entre cinema e história a partir dos documentários brasileiros que se ocuparam do período do regime militar (1964 – 1985), analisando as estratégias de autenticação de seu discurso, como o uso de material de arquivo, do testemunho e da voz over, dentre outros procedimentos.

23 de setembro (quarta-feira, 14h30) - anfiteatro Paulo Emilio

Título: O momento do golpe, as primeiras reações e o percurso do cinema de oposição no período da ditadura.
Expositor: Ismail Xavier (docente, ECA/USP)



Para um histórico e apresentação das atividades do grupo acessar www.historiaeaudiovisual.weebly.com História e Audiovisual também está no facebook





Postagens relacionadas:


http://www.antrocine.blogspot.com.br/2014/04/cinema-contra-copa.html

Um comentário:

  1. Colegas

    O sétimo seminário de pesquisa de 2014, parte integrante das atividades do Grupo de Pesquisa CNPq “História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação”, será realizado no dia 19 de novembro (quarta-feira), às 14h00, no auditório A, prédio do Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes da USP.



    Neste ano, os seminários serão dedicados às relações entre cinema, televisão e história a partir dos documentários brasileiros que se ocuparam do período do regime militar (1964 – 1985), analisando as estratégias de autenticação de seu discurso, como o uso de material de arquivo, do testemunho e da voz over, dentre outros procedimentos.


    19 de novembro (quarta-feira, 14h00) - auditório A

    Título: Do privado ao político: O cinema autobiográfico face à ditadura militar no Brasil
    Expositora: Ilana Feldman (pós-doutoranda, Unicamp)

    Diante do campo da autobiografia e de seu cruzamento com o cinema, no contexto da experiência legada pela ditadura civil-militar brasileira, a apresentação pretende investigar certos modos políticos de enunciação e subjetivação, aqui postos em cena pelos documentários autobiográficos, recentemente realizados no Brasil, “Os dias com ele” (2013), de Maria Clara Escobar, e “Diários de uma busca”, de Flávia Castro (2011). Nessas obras realizadas pela segunda geração de exilados e presos políticos, em que estão em jogo duas formas distintas de busca pela figura paterna, a infância, o fracasso e até a disputa pelo filme que está sendo feito não apenas coexistem como fazem a passagem da identidade à alteridade, do pai ao país, do privado ao político.

    A palestra será transmitida pelo IPTV em http://iptv.usp.br/portal/home.action

    Para um histórico e apresentação das atividades do grupo acessar www.historiaeaudiovisual.weebly.com História e Audiovisual também está no facebook

    ResponderExcluir