Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

terça-feira, 18 de março de 2014

[Espanha] Ainda que para alguns pareça pouco “anarquista”, este segue sendo um festival!

By

espanha-ainda-que-para-alguns-pa-1.jpg

Não temos ilusões: o cinema é, sem dúvida, o pior meio para difundir o que seja em tempos de escassez da imaginação – é puro ócio, enquanto lá no horizonte surge um script que já nos contaram, uma montagem que já vimos, uns créditos que já lemos, etc. A realidade há muito superou a ficção e tudo soa como um remake ruim (a crise, os messianismos nacionalistas, as organizações formais e informais, a repressão, as velhas utopias, etc.). É o eterno retorno, mas há um detalhe que cada vez ressalta mais na mise-em-scéne: toda a decisão tomada pela ciência é determinada (predeterminada) pela lógica financeira, pela lógica do domínio, e então de onde o avanço temporal se transforma em um pérfido labirinto sem saída, em um eterno “travelling” de planos contrapicados.

 Alguns repetirão: “Algo milagroso urge. Algo “impossível”. E por isso aqui seguimos os que fazemos parte desse “impossível”, de algo que também já é velho, os que sabemos perfeitamente que este filme acabara mal, mas que reservamos para nós os planos aéreos -destruindo drones pelo caminho -, porque não nos esquecemos dos tempos em que os seres humanos sabiam voar, muito antes de qualquer filme, muito antes que qualquer Leviatã. E desfrutamos do presente em nossas cloacas, em nossas festas de breja barata, em nossas cantinas de vegetais reciclados, em nossas bibliotecas de livros mal impressos, em nossas feiras de livro e em nossos festivais de cinema, em nossas zona autônomas possíveis e obviamente temporárias.

 Sabemos que todo projeto é uma forma de escravidão camuflada, mas nos metemos mais um ano na tarefa de organizar o festival de cinema anarquista. Se quer se juntar na construção deste agradável sem sentido, nos escreva para cineanarquistabcn@gmail.com. Se tem alguma excelente proposta, ou alguma obra acabada ou inacabada, que crê que mereça a projeção em débeis condições técnicas, pois faça-a chegar a nós também a cineanarquistabcn@gmail.com.

Continuará…
www.fcab.tk

 publicado originalmente em: http://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2014/03/18/espanha-ainda-que-para-alguns-pareca-pouco-anarquista-este-segue-sendo-um-festival/
 Tradução > Caróu

agência de notícias anarquistas-ana
sombra da luz
na lua e na rua
alvo do lago
Alice Ruiz

Artigos relacionados: 
Postagens relacionadas:
http://antrocine.blogspot.pt/2013/07/louise-michel-rebelde-franca-solveig.html
   http://www.antrocine.blogspot.com.br/2013/04/somos-as-imagens-que-vemos.html    

Nenhum comentário:

Postar um comentário