Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O estrangeiro Profissional

Asen Balikci  e o nascimento da Antropologia Visual

O Nextimagem e o PPGSA convidam para a palestra e exibição do filme de Rolf Husmann, professor de  Antropologia no Institut für den Wissenschaftlichen Film (IWF) em Göttingen, Alemanha.
Dia 30 de outubro de 2013. Quarta-feira, às 16h. Sala 109. PPGSA-IFCS-UFRJ
Largo de são Francisco, n.1. Centro. Rio de Janeiro
Resumo: Asen Balikci é um antropólogo que obteve seu doutorado em Columbia e desenvolveu importantes  pesquisas entre os Inuit do ártico. Inspirado na antropologia visual e tendo como interlocutora privilegiada Margaret Mead, desenvolve de 1957 a 1965 uma série de 12 filmes a partir de sua experiência etnográfica entre os Inuit Netsilik do Canadá. Filmes que se tornaram referências não apenas na etnografia dos Inuit como à antropologia visual. Os Filmes de Bailikci sobre os Inuit são exemplos da antropologia compartilhada como foi conceituada mais tarde por Jean Rouch. A palestra e o de filme de Rolf Husmann percorrem a carreira deste antropólogo problematizando questões cruciais sobre a etnografia e o lugar das imagens na antropologia.

Coordenação: Marco Antonio Gonçalves e Eliska Altmann

Trailer:

Rolf Husmann,  obteve seu PhD em 1984 em  Londres (SOAS) com o estudo da história e sociedade Nuba do Sudão. Foi professor da Universidade de Göttingen, especializado em Antropologia Visual.  De 1987 até 2010 trabalhou na  IWF (Knowledge and Media Göttingen), como,produtor e realizador cinematográfico. Foi co-fundador da  “European Association of Social Anthropologists” (EASA). De 2001 até  2008 foi  o coordenador da  Commission on Visual Anthropology (CVA)do International Union of the Anthropological and Ethnological Sciences (IUAES).Foi professor visitante ministrando cursos em Etnografia Visual nas Universidades de  Mainz, Frankfurt , Heidelberg, Cologne, Western Cape, Cape Town(Africa do Sul) e Victoria University(Nova Zelândia).
Desde sua fundação é o diretor do “Göttingen International Ethnographic Film Festival” (GIEFF).
Entre outras publicações, ele publicou “Bibliography of Ethnographic Film”, seus trabalhos sobre a cineasta Leni Riefenstalh. Dentre os seus filmes destacamos: “Nuba Wrestling” (1991), “Firth on Firth” (1994), “Maire Nui Vaka” (1995), “Destination Samoa” (1998 and, special edition, 2006), and “The Professional Foreigner – Asen Balikci and Visual Ethnography” (2009).
De 2008 até  2011 ele desenvolveu o projeto de repatriação dos antigos filmes etnográficos em formato digital para seus lugares de origem: Tailândia e Kiribati, Micronésia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário