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segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Gênero, corpo e sexualidade em "Tudo sobre minha mãe" e "A pele que habito" de Pedro Almodóvar


Autoras: Paloma Coelho e Juliana Gonzaga Jayme 

RESUMO

Este artigo visa a refletir sobre a construção das relações de gênero no cinema contemporâneo a partir da análise dos filmes Tudo sobre minha mãe (1999) e A pele que habito (2011), de Pedro Almodóvar. Já discutido em outros trabalhos acadêmicos, Tudo sobre minha mãe é um filme de grande repercussão no circuito cinematográfico e, ao mesmo tempo, constitui-se em um campo fértil para a análise das relações de gênero no cinema por apresentar uma abordagem inovadora sobre o tema, subvertendo convenções cinematográficas e padrões socialmente instituídos no tocante ao gênero e à família. Mais de uma década depois, em A pele que habito, o diretor propõe uma discussão ainda mais sofisticada, abordando não só o processo da mudança de sexo, como também a complexidade e a transitoriedade das categorias gênero e corpo, demonstrando seu caráter construtivo e inacabado e, portanto, desvinculado de categorizações fixas e essencialistas. Pretende-se, assim, discutir como esses filmes questionam as noções de masculino e de feminino, abordando-as como construções culturais e implodindo alguns padrões sociais de “normalidade” e de “anormalidade” ao desconstruir aspectos muitas vezes dados como naturais e universais sobre as performances de gênero.

Palavras-chave: Gênero; Sexualidade; Corpo; Cinema; Almodóvar.

RESUMEN


Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre la construcción de las relaciones de género en el cine contemporáneo del análisis de películas Todo sobre mi madre (1999) y La piel que habito (2011), de Pedro Almodóvar. Ya se ha discutido en otros trabajos académicos, Todo sobre mi madre es una película de una gran repercusión en el circuito cinematografico, y al mismo tiempo, es un campo fértil para el análisis de las relaciones de género en el cine por presentar un enfoque innovador sobre el tema, subvertir convenciones cinematográficas y las normas sociales impuestas en relación con el género y la familia. Más de una década, en La piel que habito, el director propone un debate cada vez más sofisticado, que contemple no sólo el proceso de cambio de sexo, como también de la complejidad y la transitoriedad de las categorías género y cuerpo, lo que demuestra su carácter constructivo, incompleto y, luego, desconectado de categorizaciones fijas, esencialistas. Por lo tanto, se tiene el propósito de discutir cómo estas películas están cuestionando las nociones de lo masculino y de lo femenino abordandolos como construcciones culturales y sociales, rompiendo algunas padrones de "normalidad" y "anormalidad" cuando deconstruir aspectos muchas veces dados como naturales y universales en la performance del género.







ABSTRACT

This article aims to reflect on the construction of gender relations in contemporary cinema from the analysis of movies All about my mother (1999) and The skin I have in (2011), of Pedro Almodovar. Has already been discussed in other academic works, All about my mother is a film of great repercussion in cinematographic circuit, and at the same time, it is a fertile field for the analysis of gender relations in the cinema by presenting an innovative approach on the subject, subverting cinematic conventions and standards socially imposed in relation to gender and family. More than a decade later, in The skin I have in, the director proposes a discussion even more sophisticated, addressing not only the process of change of sex, as also the complexity and the transitoriness of gender categories and body, demonstrating its constructive character and unfinished and, therefore, detached from fixed categorizations and essentialist. Hence, it is intended to discuss how these movies are questioning the notions of male and female by approaching them as cultural constructions and disrupting some social standards of "normality" and "abnormality" to deconstruct aspects often understood as natural and universal on the performance of gender.

Key-words: Gender; Sexuality; Body; Cinema; Almodóvar.







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 http://www.relaces.com.ar/index.php/relaces/article/view/190/158

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