Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

La Antropologia del Cine se hará presente en Córdoba, Argentina


Estimados Coordinadores:
Tenemos el agrado de dirigirnos a Uds. para informarles que su propuesta de GT para la X RAM 2013, ha sido aceptada. El listado de todos los GT que se llevarán a cabo, estará disponible en el sitio web de la RAM próximamente.
Además, a la brevedad será enviada la Tercera Circular donde figurarán los plazos para presentar propuestas de trabajo a cada GT, información sobre las formas y costos de inscripción, así como también otras informaciones útiles.
Agradecemos su interés en participar.
Cordialmente,

Comisión Organizadora
RAM 2013
Córdoba-Argentina
---------
Prezados Coordinadores:
Temos o prazer de informar-vocês que a sua proposta de GT para X RAM de 2013, foi aceita. A lista de todos os GT, estará disponível no website da RAM.
Além disso, em breve será enviada a Terceira Circular, com os prazos para a apresentação de propostas para os GT, informações sobre custos e formas de inscrição, como outras informações úteis.
Agradecemos o seu interesse em participar.
Atenciosamente,

Comitê Organizador
RAM 2013
Córdoba-Argentina

Los invitamos a visitar nuestro sitio web http://xram2013.congresos.unc.edu.ar/

Nosso Grupo de Trabalho é o 37: Antropología audiovisual y antropología del cine: miradas cruzadas y conexiones posibles

Este GT surge da necessidade de reunir pesquisadores latino-americanos que estudam as múltiplas relações entre Antropologia & Cinema, seja da perspectiva da Antropologia Audiovisual, seja da perspectiva da Antropologia do Cinema. A partir desta dupla perspectiva, pretende-se debater o cinema como objeto antropológico em sentido próprio, focando especialmente: 1) as articulações entre cinema, narrativa, memória e subjetividade; 2) as representações e interpretações que as narrativas cinematográficas nos propõem sobre os mais diversos temas, como a relação "natureza-cultura", o estatuto do "humano/não humano", de "corpo", "gênero", "sexualidade”, "identidade", "ciência", "religião”, “política”, etc.; 3) as condições sociais de produção, circulação e recepção dessas narrativas em seus mais diferentes formatos e gêneros, considerando as diversas categorias que estruturam o campo cinematográfico. Em suma, em um mundo cada vez mais constituído por fluxos e contra fluxos de narrativas audiovisuais, trata-se não apenas de pensar os enunciados antropológicos de um cinema etnográfico, mas de empreender uma etnografia do cinema, entendida no âmbito de estudo sobre a contemporaneidade e os novos procedimentos de construção de sentido.

Por outro lado, a antropologia audiovisual foi se constituindo com a contribuição de cineastas por várias décadas. Na América Latina, apesar de existir uma grande produção nesse campo, pouco se tem analisado os filmes etnográficos em relação aos aportes da linguagem cinematográfica para essas narrativas. Considerando a importância de discutir essas questões, propõe-se analisar produções audiovisuais que tenham utilizado, do ponto de vista teórico-metodológico, a antropologia audiovisual e/ou o cinema documental, focando os aportes, cruzamentos e tensões entre essas linguagens e a pesquisa antropológica.


Cordialmente,
Debora Breder (Brasil) e Rafael Contreras (Chile)

O prazo para envio dos resumos será até 25 de fevereiro de 2013.

Seguem os critérios para apresentação dos resumos:
1) Los resúmenes tendrán un máximo de 350 palabras;
2) Deberán contener los planteos problemáticos del tema a desarrollar; 
3) El tipo de letra es Times New Roman, tamaño 12, interlineado 1,5.
4) Se admitirá un resumen por persona en forma individual o en co-autoría (máximo dos co- autores).
5) Los resúmenes deberán ser enviados a los correos electrónicos de los Coordinadores de cada GT. 

Los resúmenes deben ser enviados por correo electrónico a los coordinadores. Plazo límite para envío de resúmenes: 25 de fevereiro de 2013. 
Débora Breder: deborabreder@hotmail.com
Rafael Contreras: rafa_acm@yahoo.com


A lista com os trabalhos selecionados será divulgada 25 de março de 2013.

Um comentário: