Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

domingo, 9 de dezembro de 2012

Bolivia - Adrián Caetano, 2001

Cinema Latino Americano e Migração

O cinema, produto cultural complexo de uma sociedade que é narrada através dos seus próprios intelectuais, recolhe a memória dos fenômenos relevantes que marcam a história desta sociedade.

O cinema conservou e transmitiu a memória da migração, testemunhando um fenômeno de grande relevância social, política, econômica em sua evolução através dos anos, narrando com olhar crítico, irônico, dramático ou grotesco a história das sociedades contemporâneas que vivem o fenômeno da migração como um dos aspectos fundamentais da própria evolução.

O cinema é a memória revisitada, narra, conta, descreve o que é ser migrante, em lugares e em épocas diferentes, distantes no tempo e no espaço, deixando uma série de interpretações sugestivas e artísticas, e também altamente críticas.
Confiram o filme de Adrián Caetano que pouco circulou pelos cinemas daqui...

São Paulo, com ampla comunidade boliviana, ganha ciclo de cinema da Bolívia

"Wara Wara", de Fernando Vargas
"Wara Wara", de Fernando VargasVem aí a primeira edição da Semana de Cinema Boliviano de São Paulo, com a missão de trazer à cidade um panorama histórico da cinematografia do país vizinho – de onde vem hoje uma das maiores comunidades paulistanas de imigrantes.

De 11 a 16 de dezembro, o evento exibirá no Cine Olido alguns dos filmes mais representativos da Bolívia, incluindo clássicos como “Wara Wara” (1930), de Fernando Vargas, restaurado pela Cinemateca Boliviana, e obras recentes, como “Insurgentes” (2012), o último longa-metragem filmado por Jorge Sanjinés (o cineasta boliviano mais conhecido e estudado mundialmente) e “Zona Sur” (2009), que circulou por vários festivais internacionais, com direção de Juan Carlos Valdivia.

Segundo o responsável pela iniciativa, o curador e produtor Rafael Sampaio, da Klaxon Cultura Audiovisual, essa primeira edição, ainda reduzida, “é dedicada aos bolivianos que aqui construíram novas casas e lares e também aos brasileiros filhos de imigrantes deste país na expectativa de que aqui fique criado um espaço urgente para o convívio, reflexão e (re)conhecimento mútuo”.

Já não sem tempo, São Paulo ganha um importante espaço de trocas culturais entre Brasil e Bolívia. Que venham muitos mais.

Mais informações estão no site www.cineboliviano.com.br.

Artigos relacionados: 

Postagens relacionadas: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário