Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

sexta-feira, 20 de julho de 2012

IV Festival do Filme Etnográfico do Recife


Ainda estão abertas as inscrições para IV Festival do Filme Etnográfico do Recife: Aproveitem!!!


L'inscription est maintenant ouverte pour le IV Festival du film Ethnographique du Recife, qui aurat lieu 15-18 Octobre à 19h au Cinema de La Fondation(FUNDAJ). Les films doivent traiter de sujets d'intérêt anthropologique, les questions socioculturelles contemporaines au sujet des personnes et des groupes sociaux, et ces films peuvent être produit a niveau nationale ou internationale, car il produit depuis de 2009. Les inscriptions sont gratuites et continuent jusqu'au 31 Juillet. Sera attribué au meilleur film ethnographique, du meilleur documentaire et de la production choisie par le jury. Savoir plus: http://www.filmedorecife.com.br/
IV Festival do Filme Etnográfico do Recife, de 15 a 18 de outubro de 2012, tem por objetivo premiar produções cinematográficas/videográficas, produzidas a partir de 2009, que apresentem qualidade técnica reconhecida na área. Poderão ser inscritas produções nacionais e internacionais de documentários, que abordem questões socioculturais contemporâneas sobre pessoas, grupos sociais, processos históricos sob temáticas de interesse antropológico. Serão premiados o melhor filme etnográfico e o melhor documentário. Haverá também uma premiação especial do júri popular.

As inscrições estarão abertas até o dia 31 de julho para quem quiser 

submeter produções cinematográficas  ao festival.



Regulamento

1. Inscrição no Festival
 
1.1 O 4° Festival do Filme Etnográfico do Recife tem por objetivo premiar produções audiovisuais, produzidas a partir de 2009, que apresentem qualidade técnica reconhecida na área. Poderão ser inscritas produções nacionais e internacionais de filmes que abordem questões socioculturais contemporâneas sobre pessoas, grupos sociais, processos históricos de temas de interesse antropológico. A inscrição é gratuita.

1.2. Os filmes a serem incluídos no Festival serão selecionados por membros da comissão organizadora, e por profissionais reconhecidos do meio do audiovisual convidados para essa finalidade.
1.3. Os filmes devem estar acompanhados do seu formulário de inscrição devidamente preenchido. O formulário pode ser acessado no seguinte endereço eletrônico http://www.filmedorecife.com.br/etnodoc/. Os inscritos deverão também enviar: 2 fotos retiradas do filme, 1 foto do diretor (ou equipe); todas as fotos devem estar no formato TIFF ou JPG, com comprimento não menor que 13 cm, mais o link do trailer do filme, de acordo com as instruções na ficha de inscrição.
1.4. Para participar da seleção é necessário a) Preencher a ficha de inscrição disponibilizada no site: b) anexar às fotos solicitadas; c) enviar pelo correio unicamente para o endereço do festival: uma cópia do filme em formato DVD, acompanhada da referida ficha de inscrição impressa, d) bem como do termo de anuência devidamente impresso e assinado:
Endereço do Festival:
IV Festival do Filme Etnográfico do Recife
Caixa Postal 500
53370-970 OLINDA-PE
1.5. As cópias para a mostra competitiva serão aceitas até o dia 31 de julho de 2012, com uma tolerância até o dia 5 de agosto para aquelas que foram postadas no dia 31 de julho. Recomendamos conferir o bom funcionamento do DVD, pois o DVD que apresentar problemas técnicos será automaticamente eliminado do processo de seleção.

1.6. Os filmes realizados em uma língua diferente do português deverão estar legendados ou acompanhados por um formato digital de tradução dos diálogos, títulos, e textos escritos ou falados inseridos no mesmo.
1.7. Os diretores dos trabalhos selecionados para inclusão no Festival serão convidados para participar do mesmo pelos organizadores do evento, sendo que os custos não serão de responsabilidade da organização do festival.

Mais infos:
IV Festival do Filme Etnográfico do Recife
www.filmedorecife.com.br 
(81) 9687.9004


Um comentário:

  1. Caros amigos,

    São mais de setenta filmes do Brasil e do exterior que estão incluídos na programação do IV Festival do Filme Etnofgráfico do Recife. Este ano será realizado nos dias 15 a 18 de outubro, sendo as mostras paralelas no Campus de Recife da UFPE e a Mostra Competitiva no Cinema da Fundaj no Derby. Como acontece a cada ano o festival se consolida cada vez mais. Este vamos ter uma oficina a mais que nos anos passado. Será uma oficina sobre documentário criativo. Clique aqui para ver as oficinas que estão sendo oferecidas esse ano.

    Aqui o destaque da programação: O IV Festival na edição deste ano vai homenagear o filme Corumbiara de Vicent Carrelli no dia 16 de outubro as 17 horas no Cinema da Fundação e a Cineasta Kátia Mesel, pelo conjunto de sua obra será também homenageada no dia 15 de outubro durante a abertura oficial do festival. No dia 17 de outubro as 17 horas o IV Festival estará lançando o DVD do Filme Paralelo 10 de Silvio Da-Rin, com a presença do realizador.

    O Júri do Festival está formado por Marc Piault do Bilan, Diretor de Honorário de pesquisas do CNRS e presidente do Bilan du Filme Etnographic, de Paris; Natasha Prevost, da Universidade de Moncton, na província do New-Brunswick no Canadá e vem com a recomendação do Festival do Filme Etnográfico do Quebec, pelo Prof. Gabriel O. Alvarez do Laboratório de Antropologia Visual da Universidade Federal de Goás e pelo Prof Marcos Alexandre Albuquerque do INARRA (Imagens, Narrativas e Práticas Culturais) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

    Este ano Fórum de Debates sobre o Filme Etnográfico estará sendo realizando no auditório do CFCh/UFPE na manhã do dia 18 de outubro. E está composto pelos professores: Natasha Prevost, Marcos Alexandre Albuquerque, Gabriel Alvares, Aristoteles Barcelos Neto e Carlos Reyna e será debatido pelo Prof, João Martiniano Mendonça e coordenado pelo Prof. Renato Athias. E esperamos como no ano passado transmitir on line esse fórum de debates e participação de outros colegas de outros estados que não podem estar presente durante os dias do festival.

    Solicito a colaboração de vocês para a divulgação do festival. Outras informações necessárias por favor entrem em contato.

    Polly Cavalcanti (8667-1496)
    secretaria@filmedorecife.com.br
    Vanessa Moreira (8428-0820)
    vanessa.moreira@filmedorecife.com.br

    ResponderExcluir