Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Imagens do Patrimônio Cultural Imaterial Latinoamericano

Tens Fotos e Filmes pra socializar? Bota na Roda e ainda podes ganhar um troco, além de participar nessa construção da nossa Memória coletiva Latinoamericana...

Prazo final: 19 de setembro de 2012.

O Centro Regional para a Salvaguarda do Patrimonio Cultural Imaterial de América Latina (Crespial) está recebendo inscrições para o Concurso de Fotografias e Vídeos do Patrimônio Cultural Imaterial da América Latina 2012, que vai premiar os melhores registros das diversas expressões do patrimônio cultural imaterial dos países latino-americanos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 19 de setembro de 2012. O regulamento e o formulário de inscrição estão disponíveis em + Infos.

O objetivo é criar um Banco de Fotos e Videos (BFV) do Patrimônio Cultural Imaterial da América Latina, para impulsionar as ações de salvaguarda em todos os países membros do Crespial: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. A participação pode ser individual ou coletiva e os prêmios variam de 2.500 a 700 dólares.
Segundo a Convenção de 2003 da Unesco, entende-se por “patrimônio cultural imaterial” as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural. Este patrimônio cultural imaterial, que se transmite de geração em geração, é constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade e contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.



Artigos relacionados: 

Postagem relacionada: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário