Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

domingo, 1 de abril de 2012

Três meses de Antro...parece dia da mentira!


Divagar é preciso*

Amig@s nesta fase, é importante organizar a rotina do bebê, tornando os horários das atividades fixos, como por exemplo, trocar a fralda depois da mamada ou dar banho todos os dias na mesma hora. Estamos nos preparando para adquirir equilíbrio quando colocado sentado! A partir dessa metáfora  do desenvolvimento do BebAntro, só temos a reafirmar o desejo e a vontade de nos aprimorarmos cada vez mais e assim aperfeiçoarmos também junt@s este Coletivo.

Três meses de vida, mais de cinco mil  acessos da Pindorama Ocupada, chegando a outros 39 países e conformando a primeira Comunidade de Antropologia do Cinema da América Latina, com quase noventa participantes. E isso é só o começo, ainda nem engatinhamos, heim!?

Visualizações de página por país



Brasil
5.296
Estados Unidos
523
Portugal
253
Rússia
188
Alemanha
107
México
81
Espanha
50
França
48
Argentina
35
Reino Unido
34




Além destes o Antro foi acessado desde: Angola, Arábia Saudita, Bélgica, Canadá, China, Colômbia, Costa Rica, Croácia, Equador, Filipinas, Gana, Grécia, Holanda, Honduras,  Índia, Itália, Japão, Israel, Indonésia, Holanda, Moçambique, Nova Zelândia, Polônia, República Dominicana, Suécia, Tailândia, Turquia, Ucrânia e Uruguai. Muchas Gracias!!!

Navegar é preciso...

A@s amig@s que nos mandaram contribuições, reiteramos a felicidade da parceria na construcão Coletiva.

E a@s nov@s compas que embarcam no nosso Antro...


* Com a frase do genial Millôr Fernandes, aqui deixamos a nossa homenagem póstuma à sua luta e resistência desde a época do Pasquim. Que a terra lhe seja leve! O Brasil amanheceu mais cinza depois de sua morte.

Mais Cinema, Mais Antropologia, Vida Longa e Próspera aos Nós do Antro!!!

A bientôt,
Grupo Nove

p.s: segue uma homenagem a postagem mais acessada de nosso front, o raro filme de 1972 da Mafalda ultrapassando as 1500 visualizações...

Após homenagens, Quino diz que Mafalda faz 50 anos só em 2014


As homenagens pelo 50º aniversário de Mafalda, a menina contestadora das tirinhas do argentino Quino, 79, levaram seu criador a publicar um esclarecimento sobre  o que considerou um "mal-entendido" com relação a idade da personagem em seu site oficial.

"Festejaremos em dois anos", convidou o autor, de 79 anos. Para ele, Mafalda só completa 50 anos em 2014.

"O dia de sua primeira publicação foi 29 de setembro de 1964, na revista 'Primera Plana'. Para Quino, este é o dia do nascimento de Mafalda como personagem de tirinhas. Qualquer outro cálculo de aniversário é incorreto", afirma o comunicado.

"Mafalda não tem idade", disse Tereixa Constela em uma homenagem realizada pelo jornal El País de Madri, no qual vários ilustradores reinterpretam a querida e universal personagem, cujas tirinhas foram traduzidas para mais de 20 idiomas.

A divulgação de uma campanha publicitária com Mafalda, criada em março de 1962 por uma revista, e que não foi veiculada, causa a divergência. Só em 1964 ela apareceria pela primeira vez em tiras de jornal.

"Pensar em uma cronologia para um personagem de tirinhas é difícil", afirma o comunicado no site. "A Mafalda continua sendo uma menina e sempre será assim, por isso, Quino considera que o aniversário de Mafalda é o dia de sua primeira publicação na imprensa, 29 de setembro de 1964. Festejaremos em dois anos", destacou Quino.

Entre 1964 e 1973, Quino publicou, nos jornais da Argentina, as tiras de sua personagem desconcertante. Mafalda, que tinha horror a sopa --uma alegoria dos governos militares, algo que ela não gostava, mas que tinha que suportar-- protestava contra as mazelas da classe média. 

As tirinhas sobre Mafalda, a mordaz menina de uma típica família de classe média argentina que, com suas ácidas críticas e seu olhar sobre o mundo, fez leitores de todo o planeta sorrirem e pensarem, deixaram de ser editadas em 1973.


Mais Mafalda em curtas!


Um comentário:

  1. Parece mentira...mas Mafalda fará 50 anos...e continua uma menina para todos nós, eternos fãs da maior revolucionária dos quadrinhos no mundo.
    Parabens ao criador e criatura!
    E a todos do Antrocine que divulgam essas preciosidades...

    ResponderExcluir