Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Cinema é religião na América Latina?

XIV CONGRESO LATINOAMERICANO SOBRE RELIGION Y ETNICIDAD
La construcción de nuevas propuestas en el siglo XXI
25 al 29 de junio de 2012
Universidad Francisco Gavidia (UFG)
San Salvador; El Salvador / Centro América

Cartaz do ultimo Congresso. 

Estimados colegas les envió la segunda circular con la lista de simposio que se aceptaron.

Les envió las siguientes indicaciones:
·        Para participar en un simposio deben comunicarse con el Coordinador de Simposio antes del 15 de abril del 2012.
·        Si tienen propuesta de ponencia libre debe presentar a más tardar el 15 de abril.
·        Deben enviar sus Propuestas Ponencias Libres como dudas a las siguientes direcciones electrónicas y a coordinacionacademica.aler@gmail.com

Simposios con resúmenes ALER 2012


Religião, Cinema e Audiovisual
Coordinador: Edilson Baltazar Barreira Júnior
edilsonbarreira@yahoo.com.br
Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará / Brasil

Para alguns teóricos, como Walter Benjamin, o cinema é uma nova forma de elaboração artística, prefigurada desde as pinturas rupestres até as obras de grandes mestres da pintura, mas a efetivação só foi possível quando a ciência e a tecnologia forneceram as condições de viabilidade técnica, o que só ocorreu em plena era industrial. Assim, o cinema surge como uma obra de arte própria da revolução burguesa, que teve na produção em série hollywoodiana a expressão máxima. O cinema, também, desde os primórdios, se apresentou como fenômeno de massas, elaborando um modelo de produção e difusão fortemente industrializado, o mesmo que ocorreu com outras formas midiáticas, como a televisão, rádio e outras. O cinema, portanto, é, ao mesmo tempo, um feito social e artístico, dois aspectos que se entrecruzam, porquanto seu caráter social pode afetar a arte e seus efeitos artísticos podem impactar a sociedade A temática religiosa é recorrentemente abordada nos mais diversos gêneros de filmes lançados, com frequência, no mercado cinematográfico mundial. Assim, a proposta deste Simpósio é convidar pesquisadores e estudantes a apresentarem estudos que estabeleçam a relação entre obras cinematográficas ou de audiovisual, recortando elementos religiosos, como práticas cultuais, expressões, símbolos e gestos rituais que constroem uma visão de mundo religioso. Portanto, o cinema visto como um exercício artístico visual, em que as imagens têm sentido, e também, lidar com os filmes como uma feitura que poderá revelar conexões sociais relevantes e significativas, como o fenômeno religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário